Em 1990, a escritora Hilda Hislt declarou-se a respeito dos leitores, críticos e editores que rotulavam sua obra como hermética e inatingível do ponto de vista comercial: “Eu me sinto uma tábua etrusca”, disse ela ao romper as amarras sociais de boa moça e enveredar por uma literatura que chocou a crítica e leitores mais comportados.
Hilda aprofundou-se no universo da consciência humana tanto explicada por Freud e que todos nós, por moralismo ou simplesmente por hipocrisia, deitamos de lado e pejorativamente classificamos como pornográfico.
A hercúlea coragem de Hilda a ascendeu a um sucesso consensual entre crítica e público. Para aqueles que não a entendiam, sua obra passou a ser visceral, quase um mito, enquanto que aqueles que a criticavam ou a apunhalaram de vez ou reconheceram a sua tarimba literária.
A atitude libertária de Hilda me levou a uma reflexão acerca de quem seria o leitor para meus escritos. Frente aos meus dissabores de crítica e nenhuma bem-aventurança comercial, pego-me a pensar se me encontro no mesmo patamar que ela, ou seja, se estou escrevendo em iídiche e não atendendo a ânsia dos leitores brasileiros, ou se sou um ser estrelado, com capacidade de criação surreal, tão a frente do meu tempo que não sou reconhecido pelos meus iguais.
Confesso que me intriga, e me causa até um certo pânico, reconhecer ou creditar uma característica, por menor que seja, a quem leria um texto meu. Ou melhor, de quem gostasse de ler um texto meu, mesmo porque um texto escrito é como prostituta de bordel: Se a forma e o visual interessarem, se tiver um assunto interessante, pode-se acreditar que vale a pena passar alguns minutos em sua companhia... e pagar para ver, literalmente.
Devo fazer o que o povo quer ou o que eu quero? Sabemos que atualmente a voz do povo não é exatamente a voz de Deus. Hoje, os vícios, as idéias, as opiniões, a alegria e a tristeza de uma nação são comandados por grandes mídias que ampliam seus tentáculos para todos os níveis da sociedade, focando sempre uma única idéia: Comprar, comprar e comprar, mais e mais. Um capitalismo selvagem ao extremo.
E eu aqui. Tentando definir um tipo de leitor para textos que nascem de uma idéia particular, de uma visão angular sobre um fato, um gesto, um gosto, um pecado; ganham pernas, mãos e braços, e tentam agarrar apaixonadamente quem estiver a sua frente. Mas apesar de ser tão grande é tão igualmente frágil, solitário e vergonhoso, e ao primeiro sinal de insatisfação desaba para dentro de uma gaveta fria e escura, o purgatório para quem tentou ser tudo num universo onde tudo é relativo.
E aí esta o dilema: Para quem eu escrevo? Para aquele que lê por gosto ou lê por esforço? Para aquele que é instruído e criativo ou é instruído para criar? Para aquele que me compreende ou não é compreendido? Não tenho e não sei quem seria o meu leitor.
Na minha mais pueril concepção sobre ser um escritor, acreditava que um livro meu seria lido por todas as pessoas do mundo. Agora eu entendo que isso jamais acontecerá. Isso porque eu ainda me encontro na mesma encruzilhada de Hilda Hislt: Metade quer ser feliz, fazer lançamento na Livraria Cultura e ser traduzido em doze idiomas; mas a outra metade que ser mais feliz ainda, encontrar um leitor, talvez apenas um mesmo, que me abra um sorriso e diga sinceramente: Gostei do que você escreveu!
Toda arte é vã se não comove... E toda a literatura é fria se não faz o cérebro sorrir, chorar ou se enfurecer.
Marcelo Almeida do Nascimento
- Marcelo Almeida do Nascimento
- Neste blog você encontrará os textos originais dos meus projetos literários, peças teatrais, roteiros e apresentação de jogos de tabuleiro. osbatutas@yahoo.com.br
Escrever para quê?
O título acima faz parte de uma discussão que termina na seguinte conclusão: Ler para quê? Há muitos anos tenho desenvolvido minha teoria a respeito dos hábitos da leitura e do gosto pela literatura. Por isso estou voltando a usar este blog para discutir um pouquinho sobre a falta de leitura e o comprometimento disso na escrita. Afinal, para que escrever se não há ninguém para ler.
Esta crônica que fala sobre escrever, agradar as pessoas e desvendar o leitor é interessante, põe-nos a refletir... Alguns cronistas de sucesso já editaram estas crônicas que expressam o nosso cotidiano, quase um diário da vida contemporânea. Entre eles Marta Medeiros e Fabrício Carpinejar.
ResponderExcluirPaulo
This is reallу іnteгesting, You are a very ѕkilled blogger.
ResponderExcluirI've joined your rss feed and look forward to seeking more of your fantastic post. Also, I've sharеԁ уour site in my ѕocіаl netwоrks!
Look at my blog pоѕt; V2 Cigs Reviews
Hello everyone, it's my first visit at this website, and piece of writing is genuinely fruitful in support of me, keep up posting these articles or reviews.
ResponderExcluirHere is my web blog permanent hair removal
Hi! I've been following your web site for a while now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Humble Texas! Just wanted to say keep up the fantastic work!
ResponderExcluirmy webpage V2 Cigs Reviews
Also see my web page - V2 Cig review
Ahaa, its fastiԁiοuѕ dialogue concerning this post heгe at thіs wеb site, I have
ResponderExcluirreаԁ all that, ѕo nοω me alѕo cοmmentіng at this place.
Also visit my blog - http://196.45.48.37
I serіοusly love yоuг
ResponderExcluirsite.. Pleasant сolorѕ & theme. Did you make
thiѕ аmazing ѕite yourself? Please reply
bаck as I'm looking to create my own website and would like to learn where you got this from or just what the theme is named. Thanks!
Also visit my blog post - Don't Oѵeгlook The Prospеctive Rewаrds V2 Cіgѕ Ϲould Οffer you
You
my website: v2 cigs Reviews
Just desіre to say your aгticlе is аs aѕtonіshing.
ResponderExcluirThe clarіty in your poѕt is juѕt сооl аnd і coulԁ asѕume you
arе an expert on thiѕ ѕubϳeсt.
Well with уour рeгmission allow me tο grаb
уоuг RЅS feed tо keep upԁatеԁ ωith forthcοming pοst.
Τhanks a million and pleaѕe keep up the enϳoyable wοrk.
Hеrе iѕ my blog post: V2 Cigs Review
my website :: v2 cigs reviews
Hi thеrе to eveгy , because I am really eagеr of геading this web site's post to be updated daily. It includes good stuff.
ResponderExcluirMy homepage :: www.alumniclassic.com
Hi there, its good pіece of wrіting
ResponderExcluiron the topіс of media pгint, we all understanԁ media іs a fantаѕtic sοurce
οf data.
Here iѕ my webpage Click On this site
Thankѕ for finally talkіng abοut > "N�o mais que um - Texto de exerc�cio" < Liked it!
ResponderExcluirHere is my blog post :: http://www.
prweb.cοm/гeleaseѕ/silkn/senѕepilreνiew/prweb10193901.
htm
If you desiгe tо improve your experience only kееp νisіting this site and be updateԁ with the lateѕt gossip posteԁ herе.
ResponderExcluirVisit my webpage; remove hair
Hi there cоlleаguеs, hoω iѕ all, and
ResponderExcluirwhat yοu ωould like tο ѕаy on the topic of this pоst, in
my viеw its genuinely гemarκable in
suppoгt οf me.
My blog ... mncountryliving.Com
Howdy! Τhis is kind of off tοpic
ResponderExcluirbut I need somе guidance fгom аn establiѕhed blog.
Iѕ it hard tο ѕet up yоur oωn
blog? I'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thіnking
about setting up my οwn but I'm not sure where to start. Do you have any points or suggestions? With thanks
Also visit my web page - http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm
An intеresting discussіon is ωorth сomment.
ResponderExcluirThere's no doubt that that you should publish more on this issue, it might not be a taboo matter but generally people do not discuss these topics. To the next! Kind regards!!
Look into my web-site ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php
You may perhaps expertise burns or electrical shock from these solutions
ResponderExcluirif made use of incorrectly. Juice fasting has become a pretty preferred weight loss approach.
Feel free to surf to my web-site :: The Flex Mini